Editorial

Utopia ou distopia?

Sem que isso tivesse sido planeado, o presente número da nossa Revista lança um olhar crítico sobre o passado e o presente de Goa e abalança-se sobre o seu futuro.

Para começar, chamo à atenção ao ensaio intitulado ‘A história e a utopia da viagem’, em que Júlia Serra, depois de retratar Albuquerque e a sua arrojada viagem ao Oriente no século XV, refere-se a três viajantes modernos – o médico Lúcio Augusto da Silva, o jornalista Ernesto Várzea Jr. e Fernando Laidley, um apaixonado pelos automóveis – para quem a viagem de Lisboa a Goa e além, foi utopia, mas também “espaço-tempo de realidade e vivência pessoal”.

Nesse sentido, a figura máxima de viajante e sonhador, na melhor acepção da palavra, foi, sem dúvida, S. Francisco Xavier. Objecto de reflexão no nosso número anterior, é agora relembrado pelo jesuíta Délio Mendonça, que no seu artigo “Pegadas de Esperança” descreve a galeria de pintura goesa, patente na Velha Cidade de Goa por ocasião da Exposição das Sagradas Relíquias do Santo, na qual “uma caraterística comum marcante destas pinturas é a Goanização e a contextualização de Xavier”.

No âmbito da arte musical, noticiamos o vídeo e o cantar público do icónico hino em concanim, “Sam Fransiscu Xaviera”, recentemente traduzido para português pelo nosso editor associado Óscar de Noronha.

Na mesma esteira, a primeira prestação do ensaio em que é historiado o ‘Colonialismo português na Ásia’, o casal Gilbert e Philomena Lawrence não deixa de se referir ao Santo basco, que ficou “gravemente desiludido com o comportamento dos colonos”. Logo depois deixou Goa para trabalhar em territórios não lusitanos do Sul da Índia, Malásia e Japão.

Vê-se, pois, que Goa foi Utopia para um grande número de pessoas de todos os tempos. De entre os da contemporaneidade, V. M. (Nitant) Kenkre, em poema, recorda-se com saudade de “Goa da minha infância”, enquanto no seu ensaio trata mais especificamente das escolas de português que frequentou.

Nos mesmos moldes, Ralph de Sousa dedica-se ao porto de Mormugão, na segunda prestação da série de ensaios sobre as “Luzes dos portos e delícias marítimas”.

Da pena desse colaborador está em destaque o livro Change of Guard (Render da Guarda), ora em avaliação crítica de Heta Pandit.

Que a relação entre Goa e Portugal foi uma aventura multissecular fica comprovado não só pelas excelentes relações humanas entre os dois povos, como também, em particular, pelo seu roteiro gastronómico. É o caso do chacuti que, nas palavras do nosso editor associado José Filipe Monteiro, é “a iguaria mais genuinamente goesa”; e o qual, no conceito do prestigiado crítico Fernando Melo, está em casamento feliz com Casal da Coelheira Private Collection Alicante Bouschet tinto. Saboreiem-nos!

Tão depressa, como alimento para a mente, apresentamos, no Cantinho do Concani, a décima prestação de Adágios Goeses, selecionados do livro Enfiada de Anexins Goeses, de R. B. Barreto Miranda, e transcritos em concani moderno por Óscar de Noronha.

Como ímpar exemplo humano da sabedoria indo-portuguesa, é focada, pela pena de Mário Viegas, a personalidade polivalente de Indalêncio Froilano Pascoal de Mello.

Seria exagerado afirmar que tudo isso aponta para a Utopia que foi Goa, no decorrer dos tempos?

Por outro lado, temos a situação de Goa na actualidade. Ivo de Noronha, no ensaio intitulado “Empreendimentos de luxo em Goa: bênção ou maldição?”, questiona-se sobre o dinheiro que entra e a identidade que vai desaparecendo com a vaga de construções extravagantes em Goa… Oxalá que não seja isso um reflexo da profecia atribuída a S. Francisco Xavier: “Goa ninguém a levará; por si acabará”!

Noticiamos com um misto de sentimentos que o “Mapeamento da morte da floresta de manguezais” em Goa, fotografada por Payal Kakkar, venceu a medalha de prata no Tokyo International Photo Awards 2024. Congratulamo-nos pelo facto de essa situação ambiental suicida ter sido constatada por uma agência estrangeira.

Outra notícia na respectiva secção é a distinção de Abílio Fernandes com medalha de oiro que lhe foi atribuída pelo município de Évora, apreciando o facto de o centro histórico da cidade-museu ter sido elevado pela UNESCO ao estatuto de Património Mundial da Humanidade durante a presidência autárquica do homenageado há 38 anos.

Enquanto deixa um trilho de esperança a actividade cultural de grande relevância que a Fundação Oriente vem exercendo em Goa, como se vê pelo seu desempenho nos últimos dois meses, é muito aguardada a participação da apreciada fadista Cuca Roseta, no Festival do Monte 2025, que comemora os 30 anos dessa instituição em Goa.

Também as aguarelas de Girish Gujar (“Casa na Ilha de Divar”) e de Taniya Shetke (“Abundância divina”); as pinturas de Edgar João (“Murmúrios da Monção”), João Coutinho (“Mahakavi Camõis”), e Rouella Barreto (“A arte do fenim de caju”) são uma agradável brisa vinda dos mais pitorescos locais de Goa, muito embora a pintura de Chaitali Naik (“Festival dos Ladrões”), para não falar da caricatura (“O que resta para comemorar?”) do octogenário Alexyz, façam nascer um sorriso irónico nos nossos lábios.

No meio de tudo isso, em duas cartas ao director, comenta Júlia Serra, primeiro, sobre a reportagem televisiva intitulada “Goa, Coração Português”, da SIC Notícias, que passou em Portugal em novembro do ano próximo findo: “Goa entra nas casas portuguesas” é como intitula o seu apontamento. E logo depois, escreve sobre “Goa e as tradições portuguesas”, que veio a conhecer, através da Agência Lusa, que divulga a situação da língua e cultura portuguesa, e em particular como é celebrada a quadra natalícia em Goa. Dir-se-ia, por isso, que é o caso de Portugal ter entrado nas casas goesas!

Finalmente, o nosso editor associado Valentino Viegas expõe a prata da casa no relato que faz por ocasião do centésimo número da nossa Revista. E, em carta ao director, chama atenção à operação policial realizada na Praça Martim Moniz, em Lisboa, a qual, segundo diz, pôs em risco, “a bela imagem de Portugal multicultural e multirracial, difundida pelo mundo inteiro, a viver em harmonia, paz e sossego, que tanto nos custou a criar”.

Esperemos que Goa, a Aparant, e Lisboa, a Felicitas Julia – duas Utopias do passado – se mantenham fiéis aos seus gloriosos epítetos, e nunca se tornem distopias.

Capa: ‘Fios de Goa’ (pintura com seringa, acrilico em tela), de Clarice Vaz

Editorial

Utopia or dystopia?

Without any prior planning, the current issue of our magazine has taken a critical look at Goa’s past and present and looks at its future as well.

To start with, I would like to draw your attention to the essay entitled ‘History and the Utopia of Travel’, in which Júlia Serra, after portraying Albuquerque and his daring journey to the East in the 15th century, refers to three modern travellers – physician Lúcio Augusto da Silva; journalist Ernesto Várzea Jr. and car enthusiast Fernando Laidley – for whom the journey from Lisbon to Goa and beyond was a utopia, but also a ‘space-time of reality and personal experience’.

In this sense, St Francis Xavier was undoubtedly the ultimate traveller and dreamer, in the best sense of the word. He was the subject of reflection in our previous issue, and is now remembered by a fellow Jesuit, Délio Mendonça, who in his article ‘Footprints of Hope’ describes the gallery of Goan paintings on display in the Old City of Goa on the occasion of the Exposition of the Sacred Relics of the Saint, and in which ‘a striking common feature of these paintings is the Goanisation and contextualisation of Xavier’.

In the field of music, we report on the video and the public singing of the iconic hymn in Konkani, ‘Sam Fransiscu Xaviera’, recently translated into Portuguese by our associate editor Óscar de Noronha.

In the same vein, the first instalment of the essay on ‘Portugal’s Colonialism in Asia’, by Gilbert and Philomena Lawrence, does not fail to refer to the Basque saint, who was “gravely disappointed by the behaviour of the colonists”. Soon afterwards, he left Goa to work in non-Portuguese territories in South India, Malaysia and Japan.

Apparently, Goa has been Utopia for a large number of people throughout history. In contemporary times, V. M. (Nitant) Kenkre’s poem ‘Goa of my Childhood’ is a nostalgic recollection, while in his essay he deals more specifically with the Portuguese language schools he attended.

Likewise, Ralph de Sousa focuses on Mormugão Port, in the second instalment of a series of essays titled ‘Harbour Lights and Maritime Delights’.

The said writer’s book Change of Guard is critically reviewed here by Heta Pandit.

The fact that the relationship between Goa and Portugal has been an adventure across centuries is proven not only by the excellent human relations that exist between the two peoples, but, in particular, by their gastronomic journey. So is the case of xacuti which, in the words of our associate editor José Filipe Monteiro, is ‘the most genuinely Goan delicacy’; and which, in the prestigious critic Fernando Melo’s view, is happily paired with Casal da Coelheira Private Collection Alicante Bouschet red. Savour them!

Just as quickly, as food for thought, we present, in the Konkani Corner, the tenth instalment of Goan adages, culled from R. B. Barreto Miranda’s book Enfiada de Anexins Goeses and transcribed into modern Konkani by Óscar de Noronha.

As a unique human example of Indo-Portuguese wisdom, Mário Viegas focuses on the versatile personality of Indalêncio Froilano Pascoal de Mello.

Would it then be an exaggeration to say that all of this points to the Utopia that was Goa down the ages?

On the other hand, we have Goa’s situation today. Ivo de Noronha, in his essay titled ‘Luxury developments in Goa: a boon or a curse?’ wonders about the money being earned and the identity being lost with the wave of extravagant constructions in Goa… Let’s hope that this isn’t a telltale sign of a prophecy attributed to St Francis Xavier: “None will take away Goa; it will end by itself”!

We announce with mixed feelings that ‘Mapping the death of mangrove forest’ in Goa, photographed by Payal Kakkar, was awarded a silver medal at the Tokyo International Photo Awards 2024. We are pleased to note that the said suicidal environmental situation has been acknowledged by a foreign agency.

Another news item in the respective section is the municipality of Évora’s award of a gold medal to Abílio Fernandes, in appreciation of the fact that UNESCO elevated the historic museum-city to World Heritage status during his mayorship, thirty-eight years ago.

While the hugely relevant cultural activity that Fundação Oriente has been carrying out in Goa, as seen from its report of the last two months, leaves a trail of hope, the presence of the acclaimed fado singer Cuca Roseta in the forthcoming Monte Festival, on the 30th anniversary of the Foundation’s Goa Delegation, is something to look forward to.

Watercolours by Girish Gujar (‘House on the Island of Divar’) and Taniya Shetke (‘Divine Abundance’); paintings by Edgar João (‘Monsoon Murmurs’), João Coutinho (‘Mahakavi Camõis’), and Rouella Barreto (‘The Art of Cashew Feni’) are like a pleasant breeze from Goa’s most picturesque locations, even while Chaitali Naik’s painting (‘Festival of Thieves’), not to mention octogenarian Alexyz’s cartoon (‘What is left to celebrate?’), bring an ironic smile to our lips.

In the midst of it all, by way of two letters to the director, Júlia Serra comments, firstly, on SIC Notícias’ TV report titled ‘Goa, Coração Português’ (Goa, a Portuguese Heart), which aired in Portugal in November last year: ‘Goa enters Portuguese homes’ is how she titles her note. Soon thereafter she writes about ‘Goa and Portuguese traditions’, which she learnt about from Lusa News Agency’s report on the status of Portuguese language and culture, and in particular the celebration of Christmas in Goa. One may note, conversely, that Portugal has entered Goan homes!

Finally, our associate editor Valentino Viegas showcases the family silver in his piece marking the 100th issue of our magazine. And in a letter to the director, he draws attention to the police operation that happened in Lisbon’s Martim Moniz Square, which, he says, jeopardized ‘the beautiful image of multicultural and multiracial Portugal, spread across the world and living in harmony, peace and quiet, all of which we have worked so hard to create’.

Let’s hope that Goa, the Aparant, and Lisbon, the Felicitas Julia – two Utopias of the past – remain true to their glorious epithets and never turn into dystopias.

Cover: ‘Goan Threads’ (syringe painting, acrylic on canvas), by Clarice Vaz